segunda-feira, 21 de março de 2011

Texto e contexto


Concepção de contexto !
  • Análise transfrática:O texto era conceituado como uma sequência ou combinação de frases (gramática).
  • Pragmáticistas pregavam a necessidade de se considerar a situação comunicativa para a atribuição de sentido a elementos textuais  como os dêiticos(São elementos da língua que têm por função localizar entidades no contexto espácio-temporal,social e discursivo ) e as expressões indiciais  (São expressões com valor dêitico).
  •  Teoria dos atos de fala: Estudiosos postularam que a língua é uma forma de ação dotada de intencionalidade ,ou seja,que "todo dizer é um fazer",e se dedicaram ao estudo dos tipos de ações que podem ser realizadas através da linguagem,isto é, os atos de fala, atos de linguagem ou atos de discurso.
  • Teoria da atividade verbal :Parte do principio de que a linguagem é uma atividade social  realizada com vista a realização de determinados fins , e de que o texto é o componente verbalmente enunciado de um ato de comunição pertinente  a um "jogo de atuação comunicativa".

A pragmática voltou-se para o estudo e a descriçaõ dos atos de fala , isto é,para as ações que os usuários da língua , em situações de interlocução , realizam por meio da linguagem,visto que essa passou a ser considerada uma atividade intendional e social,visando a determinados fins.
       Todavia,a simples incorporação dos interlocutores ao estudo dos enunciados ainda não era suficiente :os sujeitos se movem no interiror de um tabuleiro social,que tem suas convenções, suas normas de conduta  e que lhes impõe condiçoes , estabelece deveres e lhelhes limita a liberdade. Além disso, toda e qualquer manifestação de linguagem ocorre no interior de determinada cultura,cujas tradições , cujos usos de costumes, cujas rotinas devem ser obedecidase perpetuadas. 
       Foi então que, aos poucos ,outro tipo de contexto  passou a ser levado em conta :O CONTEXTO SOCIOCOGNITIVOS. Para que duas ou mais pessoas possam  compreender-se  mutuamente, é preciso que seus contextos sociocognitivos sejam,pelo menos, parcialmente semelhantes.

  • O contexto é portanto,  um conjunto de suposições, baseadas nos saberes dos interlocutores, mobilizadas para a interpretação de um texto . 



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