quarta-feira, 16 de março de 2011

Ler e Compreender


"A Leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação  do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto,sobre o autor,de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra  por letra, palavra por palavra . Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência, e verificação, sem as quais não é possível proficiência.É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões  diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos,validar no texto suposições feitas." (In:Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental:língua portuguesa/secretaria de Educação Fundamental - Brasilia: mec/sef, 1998,pp.69-70.)
Desse leitor,espera-se que processe,critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace , que dê sentido e significado ao que lê (cf.solé,2003:21).

 Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto  começa com antecipações e hipotéses elaboradas com base em nossos conhecimentos sobre: 
  • O autor do texto;
  • O meio de veinculação do texto;
  • O gênero textual;
  • O título.

Na atiidade de leitores ativos, estabelecemos  relações entre nossos conhecimentos anteriores constítuidos e as novas informações contidas no texto, fazendo inferências,comparações, formulamos perguntas relacionadas com o seu conteúdo.Mas ainda: processamos,criticamos,contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo  sentido para o que lemos. É claro que não devemos nos esquecer de que constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelo  OBJETIVOS DE LEITURA.

Pluralidade de sentidos : Considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentos são diferentes de um leitor para outro implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. A pluralidade de leituras  e de sentidos pode ser maior ou menos dependendo do texto. Ex:

Se ao lado do autor, foi mobilizado um conjunto de conhecimentos para a produção do texzto,espera-se da parte do leitor, que considere esses conhecimentos (de língua ,de gênero textual e de mundo ) no processo de leitura  e construção de sentido .Desse modo o texto pela forma como é produzido, pode exigir mais ou exigir menos conhecimento prévio de seus leitores, um texto não se destina a todos e quaisquer leitores, mais pressupões um determinado tipod e leitor .

Além  de tudo ainda existe  os aspectos materiais ( Fomato do texto, tipo tamanho da folha,fonte, tamanho da letra etc.), e os aspectos linguisticos (sintaxe , sua gramática ) que ajudam muito no compreendimento do texto. 

Circustância da escrita ( Contexto de produção) - a época que o texto foi escrito pode gerar dificuldades também . Ciscustâncias da leitura ( contexto de uso )-  A época de um texto pode gerar dificuldade com a época que o leitor realiza a leitura , dependendo  da ciscustância da escrita do texto .

Se como vimos , a leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor, é preciso considerar que, nessa atividade,além das pistas e sinalizações que o texto oferece, entram em jogo os conhecimentos do leitor. É desses conhecimentos que trataremos a seguir.





O que ler?
Para que ler?
Como ler?

Leitura é :  Decodificação dos signos linguísticos  ( Teoria antiga não serve mais ).

Leitor é : Agente passivo ( Teoria antiga não serve mais ).

Leitura é:  entendimento, compreensão e ponto de um texto, leitor é  agente ativo.Uma  atividade de produção de sentido.


Leitor é: Um sujeito ATIVO que,ao ler deveProcessar,criticar,contradizer,argumentar,avaliar,desfrutar,rechaçar dar sentido e significado ao texto.

Leitura em um plano mais amplo  

1° foco no autor: língua como representação do pensamento. ( crenças, valores,conhecimentos,experiências,cultura,escolariedade,nível social...etc).Saber sobre o autor ajuda a entender os seus pensamentos,sobre o autor, no que ele acredita,asim,tendo uma visão de como ele pensa para melhor entendimento de seu texto escrito .

2° foco no texto :Reconhecimento do sentido das palavras estruturadas no texto e linguagem utilizada(só é possível com a análise do contexto , conhecimento do assunto abordado )
3° foco na interação : autor -texto-leitor ( como conhecimento sobre o autor, entendimento do tema ,texto e visão critica do leitor , ele se torna um leitor ativo e  a leitura se torna completa ). O sentido de um texto é construído na interação  sujeitos texto (Autor/Leitor/Texto) e não algo que preenxista a essa interação. A leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos. (Leitura é uma atividade de produção de sentido, Você lê, tenta entender o contexto e coloca sua visão crítica sobre ele)
  • Concepção interacional da língua. (dialógica).
  • Sujeitos vistos como autores  construtores sociais.
  • Sem a dialogação não se pode chegar a um sentido (veredito).
 
  •  Estratégias   de leitura :
  1. Estabelecer os objetivos da leitura
  2. Realizar antecipações e elaborar hipóteses
  3. Estar ciente da pluralidade de sentidos 
  4. Observar e analisar os aspectos materiais do texto, bem como os fatores linguísticos.

Ativar Conhecimento

Conhecimento prévio :
  • Conhecimento linguístico:Entedimento do idioma
  • Enciclopédico: tudo que é me dito  que não tive minha própria experiência , conhecimento adquirido por informações passadas.
  • De mundo :Toda nossa experiência de vida.
  • Interacional: interação .






Nenhum comentário:

Postar um comentário